psicologia
Nós os seres humanos somos animais sociais, vivemos em grupos, sociedades e organizamos as nossas vidas em relação a outras pessoas, outros seres humanos e a partir disso somos influenciados por tudo, histórias de outras pessoas, instituições, atividades no decorrer do dia a dia e lugares que frequentamos e com isso não nos restam duvidas de que os outros desempenham grande importância em nossas vidas.
E no fundo, o estudo das pessoas como animais sociais é o que a psicologia social aborda.
Surgimento da psicologia social
E sobre o nascimento da psicologia social é difícil saber quando isso ocorre porque essa profissão ou disciplina aparece como resultado de um desenvolvimento progressivo. Contudo se sabe que ela resulta de influencias de países franceses e americanos. Falando sobre a Influencia Francesa vou citar “Comte” que foi o inventor do termo sociologia, ele fez muito para incluir ciências sociais na família das ciências, e foi o primeiro autor a ter criado a ideia de uma psicologia social. E na Influencia Americana particularmente nos EUA foram criadas obras que contribuíram pro progresso da área como o manual de Eduard Ross que tem como titulo “Psicologia Social”.
O que estuda
A psicologia social estuda o comportamento humano, apesar de isso também ser encarado por outras disciplinas como: antropologia, sociologia, historia e outras. Mas a psicologia social ela tem um domínio próprio na abordagem do comportamento humano, ela foca nos problemas e nos métodos a serem utilizados e é isso que a diferencia das outras ciências.
Definição
Definir essa área é uma tarefa complexa porque existem duas ordens de fatores que dificultam essa definição que é (diversidade de domínio, e sua rápida taxa de mudança ela nunca pode se basear na mesma coisa). É uma ciência que tenta compreender e explicar como comportamentos, pensamentos e sentimentos são influenciados por presenças externas, ela cobre inúmeros tópicos como agressão, aflição,