Psicologia
Martin Heidegger
Martin Heidegger, nascido na pequena cidade de Mebkirch em 26 de Setembrode 1889, distrito de Kaden, no interior da Alemanha.
É um dos pensadores fundamentais do século XX ao lado de Russel, Wittgenstein, Adorno, Popper e Foucault- quer pela recolocação do problema do ser e pela refundação da Ontologia, quer pela importância que atribuiu ao conhecimento da tradição filosófica e cultural. Influenciou muitos outros filósofos, dentre os quais Jean-Paul Sartre.
Heidegger considerava o seu método fenomenológico e hermenêutico. Ambos os conceitos referem a intenção de dirigir a atenção ( a circunvisão ) para o trazer a luz daquilo que na maior parte das vezes se oculta naquilo que se mostra, mas que é precisamente o que se manifesta nisso que se mostra. Assim, o trabalho hermenêutico visa interpretar o que se mostra pondo a lume isso que se manifesta ai mas que, no inicio e na maioria das vezes, não se deixa ver.
Henri Bergson
Henri Bergson, nasceu em Paris em 18 de Outubro de 1859.
Conhecido principalmente por Ensaios sobre os dados imediatos da consciência, Matéria e memória, A evolução criadora e As duas fontes da moral e da religião, sua obra é de grande atualidade e tem sido estudada em diferentes disciplinas – cinema, literatura, neuropsicologia, bioética, entre outras.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1927.
A filosofia de Bergson é a principio uma negação, isto é, uma critica ás formas de determinismo e ”coisificação” do homem. Em outras palavras, a sua pesquisa filosófica é uma afirmação da liberdade humana frente as vertentes cientificas e filosóficas que querem reduzir a dimensão espiritual do homem aleis previsíveis e manipulaveis, análogas as leis naturais, biológicas e, como imaginou Comte, sociais. Seu pensamento esta fundamentado na afirmação da possibilidade do real ser compreendido pelo homem por