psicologia
A importância da leitura em nossa vida começa na escola demonstrando para as crianças e jovens a necessidade de do hábito de ler. O primeiro ponto de vista pode ser visto como a representação de pensamento onde podem ser expostas as ideias do autor sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Segundo ponto pode ser uma estrutura ou um código, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação, ou seja, tende estar por dentro do código utilizado. Terceiro ponto interação auto - texto – leitor, nessa concepção a leitura é uma atividade na qual se leva em contas experiências e os conhecimentos do leitor, espera-se que processe, critique, contradiga, avalie a informação diante de si que desfrute ou rechace. Neste ponto elas destacam que o conteúdo do texto e o leitor são regulados pela intenção como se lê. Apontando os objetivos da leitura como um norte para um modo de ler. A leitura é uma atividade de capacitação das ideais do autor na qual se leva em conta as experiências e conhecimento do leitor e exige dele bem mais do que conhecimento de código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um emissor passivo. Concepção de leitura é como uma atividade de produção de sentido. Objetivos da leitura: a necessidade e a vontade do leitor.
ESTRATEGIAS DE LEITURA
Para fazer uma boa leitura é importante a máxima compreensão do que se lê, tendo em vista a necessidade de entender o sentido do texto. Pode parecer simples, e pode ser, através de uma boa avaliação do material que temos para ler, verifica-se qual estratégia iremos desenvolver.
A estratégia de compreensão vai levar em consideração o conteúdo do que se lê e o conhecimento já obtido com leituras anteriores.
Em geral a leitura de agora, pode e vai fazer diferença na próxima compreensão textual. Estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo