psicologia
Trabalho semestral
“A psicologia e sua importância para a sociedade”
ALUNO: CÓDIGO:
TURMA: 18111
Maria Cristina Justo
Coordenadora de Psicologia
São José do Rio Preto
2014
A psicologia e sua importância para a sociedade
Introdução:
Para compreender o comportamento do homem, suas experiências vivenciadas e percebidas, suas atitudes, suas reações, seus valores, sua grandeza, identificam-se com sua experiência. O que passou, o que sentiu e sofreu ficam acumulados e armazenados ao longo dos tempos, isto é, exatamente, onde a psicologia atua. Os problemas da infância, da adolescência, e da fase adulta ficam acumulados dando espaço para o surgimento das doenças psicossomáticas.
Deste modo, a Psicologia está presente na vida e no modo de viver de todos os seres humanos. Somente através de tal compreensão da natureza humana, poderá vir à capacidade para dirigir, subsidiar e melhorar o comportamento humano em todas as dimensões: Física- Social - Emocional – Intelectual – Espiritual e Moral.
1. Psicologia
1.1. O que é psicologia?
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência...
1.2. Perspectivas históricas A história da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), se confunde com a Filosofia até meados do século XIX. Sócrates, Platão e Aristóteles deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana:
Para Sócrates (469/ 399 a C.) a principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.
Platão (427/ 347 a C.) – discípulo de Sócrates, conclui que o lugar da razão no corpo humano era