Psicologia
Contextos de socialização\ A família 5
Introdução 3
Processo de socialização 4
Relações dos adolescentes com os pais e outros familiares 5
Tipos de estruturas familiares 7
Tipos de socialização 4
Introdução
O homem é um animal social por natureza, no entanto não nasce assim. Ao longo do tempo apreende valores, normas e formas de se conseguir integrar na sociedade. Com a realização deste trabalho pretendemos demonstrar o que é o processo de socialização, dar a conhecer os conceitos de socialização primária e secundária, a importância que a família tem no processo de socialização de um individuo, as relações entre os adolescentes e os seus pais (ou outros familiares) e por fim, os vários tipos de estruturas familiares, dando uma maior importância às famílias monoparentais e monogâmicas.
Processo de socialização
O processo de socialização ou socializar consiste na aprendizagem que um individuo faz de diversas normas e valores em relação a uma determinada sociedade e cultura. É a partir desta aprendizagem que o individuo se torna um ser social, pois assimila a cultura, as normas, os comportamentos e as condutas do grupo social em que está inserido sendo desta forma capaz de obter as capacidades necessárias para desempenhar com êxito um papel de interação social.
A socialização é um processo que implica uma interação social entre o indivíduo que está a socializar e a sociedade no qual se encontra inserido. Todo este processo tem o seu início na infância, desde tenra idade e prolonga-se ao longo da vida.
Tipos de socialização
Existem então dois tipos de socialização, a primária e a secundária.
A socialização primária ocorre durante a infância, altura na qual a criança adquire as primeiras capacidades intelectuais e sociais, este tipo de socialização tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas