psicologia
INTRODUÇÃO
Sendo a Psicologia a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, é fundamental para o educador estudar as teorias de aprendizagem elaboradas por Psicólogos e Psicanalista que marcaram suas épocas, como Freud, Vigotsky, Wallon e Piaget e entender sua relação com a educação, pois elas ajudam, norteiam o professor.
Freud desenvolveu métodos para estudar a mente humana, como se essa fosse dividida em três partes: consciente, pré-consciente e inconsciente, também elaborou a teoria das fases do desenvolvimento da criança baseadas na sexualidade. Cabe ao professor como participante ativo na construção do educando, estar atento para as necessidades de cada fase, e ajudar a criança a encontrar equilíbrio entre id, ego e superego, para que a mesma se desenvolva com capacidade de viver bem consigo e com a sociedade.
A teoria de Vigotsky, onde a interação com o ser humano é de extrema importância para o desenvolvimento da pessoa, o professor deve ajudar, compreender seus alunos, não fazer acepção entre um e outro, para que realmente eles interajam e aprendam a viver em sociedade, respeitando as diferentes culturas. Também estabeleceu a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, onde o professor pode analisar o que cada aluno tem de potencial para se desenvolver e quais ferramentas necessárias para continuar construindo seu desenvolvimento.
Piaget já tem uma visão mais universal do desenvolvimento humano, para ele esse desenvolvimento acontece por meio de estágios onde os fatores internos são preponderantes e assim a aprendizagem depende do desenvolvimento.
Assim como Piaget, Wallon também sugere estágios de desenvolvimento, mas, para ele o desenvolvimento da criança não ocorre de forma linear, é um desenvolvimento conflituoso, em cada etapa há um desafio, e cada estágio estabelece uma forma específica de interação com outro. Por ser um desenvolvimento descontínuo, ele acaba sofrendo crises, rupturas, retrocessos, porém