psicologia
Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicólogicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia e os transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. E é nesse contexto que aparece a enfermagem psiquiátrica, assim como em todas as outras especialidades da enfermagem visa a totalidade da pessoa em sofrimento psíquico e não apenas a doença ou o doente isolado do seu contexto.
A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma"
A psiquiatria é considerada um ramo da medicina. Apresentando uma espécie de evolução dos conhecimentos da área, dividindo-a em fases.
“No século XIX, psiquiatria começou a tomar uma forma que nós podemos reconhecer. O próprio termo “Psiquiatria” foi usado pela primeira vez no início de 1800; “psicose” tomou o lugar de “lunação” e “insanidade”, esse último servindo agora principalmente como termo legal nos tribunais. A Psiquiatria conquistou uma posição mais firme como um ramo da medicina; avanços na neurologia reduziram um pouco o mistério do cérebro e suas subdivisões anatômicas; a perseguição de “bruxas” se tornou uma raridade” (Stone, 1999)
A primeira delas denominada “Psiquiatria clínica” tem como representantes maiores Philippe Pinel e Jean Esquirol, responsáveis em grande parte pela caracterização da loucura. Pinel escreveu “Tratado médico-filosófico sobre a alienação mental ou a mania” (1801) introduzindo a alienação no campo da medicina, é responsabilizado ainda por liberar os loucos das correntes sendo considerado “pai da psiquiatria”. Pinel notabilizou-se por ter considerado que os seres humanos que sofriam de perturbações mentais eram doentes e que ao