psicologia
JOSÉ EDNALDO DE OLIVEIRA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CARUARU/2013
ALUNO. JOSÉ EDNALDO DE OLIVEIRA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PROF. EDSON RODRIGUES
CARUARU/2013
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A ESCOLA REGULAR E A EDUCAÇÃO ESPECIAL, O ENSINO INTEGRADO.
Introdução
Os mecanismos legais que garantem acesso da pessoa portadora de necessidades especiais existem em todas as esferas da sociedade, inclusive na escolar, porém atender a legislação vigente não garante uma educação de qualidade para os alunos com necessidades educacionais especiais, é preciso um trabalho sério e consciente.
Uma das principais idéias de Vygotsky afirma que para o desenvolvimento de sua inteligência o ser humano necessita interagir com seu meio social e cultural, desta forma, entende-se que a proposta de educação especial é válida, uma vez que tais interações podem ser extrema riqueza não apenas para o aluno portador de necessidades especiais, como para seus colegas e professores, mas para que estas interações aconteçam de forma favorável a todos, o professor precisa estar preparado para conduzi-las.
Portanto cabe ao professor buscar a formação específica para que possa saber como trabalhar com este novo aluno que entra em sua sala de aula regular, pesquisando sobre as especificidades daquele aluno e de outros que virão para a escola regular. Da mesma forma, a organização escolar precisa oferecer subsídios para o trabalho e pesquisa deste professor que terá alunos portadores e não com necessidades educacionais especiais.
História da educação inclusiva
Analisando o período histórico da educação inclusiva no Brasil, nos séculos XVII e XVIII, é possível notar que se evidenciam teorias e práticas sociais de discriminação, promovendo infinitas situações de exclusão. Essa época foi caracterizada pela ignorância e rejeição do indivíduo deficiente: a família, a