psicologia
O papel do psicólogo jurídico nos casos de violência domestica contra idosos
BELÉM-PA
2013
O papel do psicólogo jurídico nos casos de violência domestica contra idosos
BELÉM-PA
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende abordar o papel do psicólogo jurídico nos casos de violência domestica contra idosos, abordando o crescimento desse tipo de agressão, e o contexto familiar em que são mais empregados os maus tratos.
Dentre os diversos ramos que a psicologia jurídica pode-se abordar o papel do psicólogo forense no que se refere à violência intrafamiliar bem como sua articulação com demais instâncias envolvidas. O estudo da violência em suas causas, consequências, objetivos, justificativas, ganhou atualidade, parecendo depender desta compreensão a possibilidade de sobrevivência da humanidade e a construção de alternativas para um futuro melhor. Pode-se pensar na violência intrafamiliar como toda ação ou omissão que prejudique o bem estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família como nos casos de violência contra idosos.
A violência contra a pessoa idosa no âmbito familiar é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais. O idoso se torna uma vítima fácil, por, muitas vezes, depender de seus familiares em diversos aspectos, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar.
As agressões existentes contra a pessoa idosa contextualizam diversos aspectos que se qualificam em violência social e familiar, sendo essa última, uma das maiores agravantes sob o ponto de vista de alguns pesquisadores. A violência doméstica praticada no ambiente