Psicologia
Significa “sopro” de vida, ser vivo, alma humana ou sentimento. PSICOLOGIA: termo derivado de palavras gregas: psiquê e logos, que querem dizer “estudo da alma ou da mente” . A noção de haver, em todo ser humano, algo mais do que simplesmente um corpo é provavelmente muito antiga... A Psicologia, a exemplo do que ocorreu com as demais ciências, teve como berço os conhecimentos filosóficos... Estes buscavam explicar os fenômenos do universo e a própria natureza humana. Os gregos da antiguidade, por exemplo, acreditavam que as Moiras, personificações do destino de cada indivíduo organizavam a harmonia do mundo, assim como determinavam a sorte dos seres humanos, regulando a duração de nossa vida por meio de um fio...Uma Moira fiava, a outra emendava e a última, num determinado momento cortava.
Moira Cloto: fiava
Moira Láquesis: sorteava
Moira Átropos: cortava o fio da vida.
Os povos acreditavam que a maioria dos deuses controlava o universo, através da lua, das estrelas, dos oceanos e montanhas. Por exemplo, faziam sacrifícios à deusa do milho para obter boas colheitas ou cultuavam o deus da guerra para serem vitoriosos nas batalhas. Essa visão do mundo e da realidade através dos mitos não utilizava meios racionais ou lógicos de interpretação dos acontecimentos...Talvez utilizassem a intuição.
No entanto, com o desenvolvimento da história filosófica, o foco do conhecimento deixou de ser o cosmos, a natureza e passou a dirigir-se para as pessoas, em termos de moral, o Bem e o mal, as virtudes e as qualidades humanas, entre outras temas.
Esse período foi do século V antes de Cristo até aproximadamente o século IV ou V depois de Cristo.
Mas chegou a Idade Média (século VI até século XIV ou XV) e nesse período a razão submeteu-se à FÉ... O conhecimento humano passou a ser um conhecimento das Escrituras Sagradas, ligado à Igreja. Muitas atitudes