Administração
O estudo de materiais visa explorar conhecimentos implícitos em suas microestruturas.
Certos materiais apresentam características próprias que muitas vezes necessitam de algumas alterações para que possam ser aplicadas ao projeto em desenvolvimento.
Nesse contexto surgem alguns processos de modificação de propriedades específicas para atender às necessidades do projeto.
Entre os processos que alteram as características do material, se encontram os tratamentos térmicos os quais consistem em alterar propriedades mecânicas como dureza, resistência ao desgaste, tenacidade, entre outros.
IMPORTÂNCIA DOS TRATAMENTOS TÉRMICOS:
Os principais objetivos dos tratamentos térmicos são os seguintes:
- Remoção de tensões internas (oriundas de esfriamento desigual, trabalho mecânico ou outra causa);
- Aumento ou diminuição da dureza;
- Aumento da resistência mecânica;
- Melhora da ductilidade;
- Melhora da usinabilidade;
- Melhora da resistência ao desgaste;
- Melhora das propriedades de corte;
- Melhora da resistência à corrosão;
- Melhora da resistência ao calor;
- Modificação das propriedades elétricas e magnéticas
Dentre os fatores que influenciam o tratamento térmico, encontram-se o aquecimento, o tempo de permanência à temperatura de aquecimento e o resfriamento. Cada um desses fatores está incorporado nos tratamentos térmicos propriamente ditos. Os fatores são, portanto, os responsáveis pela diferenciação entre os tratamentos térmicos. Figura 1 – Relação entre a velocidade de resfriamento, a dureza e as tensões residuais.
OS TRATAMENTOS TÉRMICOS:
Recozimento: É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânico a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade etc., modificar as características elétricas e magnéticas, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura