psicologia
DIS = distúrbio
LEXIA= ( do latim) leitura ( do grego) linguagem.
DISLEXIA= dificuldade na leitura e escrita.
Não pode ser considera como uma doença e sim uma síndrome de origem neurológica ou genética com uma certa preferência por pessoas do sexo masculino.Sendo assim a dislexia é um distúrbio que se processa no cérebro e que interfere no reconhecimento de letras números, símbolos e palavras. Portanto a criança é inteligente, porém possui delimitações que os pais desconhecem e ate mesmo os educadores e em muitos casos acabam confundindo com uma deficiência mental.
CONCEITO DE DISLEXIA:
SUAS CAUSA SÃO BEM VARIADAS,DISCORDANTES E DIFICEIS DE SEREM DETECTADAS PELOS PAIS, EDUCADORES, PSICOLOGOS E MÉDICOS.
PROBLEMAS SÓCIO ECONÔMICOS
PROBLEMAS PSICOLOGICOS E EMOCIONAIS
PROBLEMAS NEUOLÔGICOS
PROBLEMAS DE VISÃO E AUDIÇÃO
SINAIS DA DISLEXIA
NA MAIORIA DA VEZES É NA ESCOLA QUE SE IDENTIFICA ESSES SINAIS EM FUNÇÃO DE SER UMA DIFICULDADE NA APREDIZAGEM LEITURA E ESCRITA AS VEZES APRESENTAM –SE CRIATIVOS E ATÉ COM INTELIGÊNCIA ACIMA DA MÉDIA.
ENTRE AS PRINCIPAIS SINAIS ESTÃO:
DIFICULDADE NA COORDENAÇÃO MOTORA.
DIFICULDADE PARA ESCREVER MESMO PASSANDO PELO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EVIDENCIA- SE MUITO NO DITADO. INVERSÃO DE LETRAS : LETRAS VISUALMENTE PARECIDAS Q POR P, D POR B OU PR. LEITURA LENTA PRONUNCIA UMA SÍLABA DE CADA VEZ.
POR ISSO A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR ESTAR ATENTO A ESSAS DIFICULDADE PRINCIPAL NO PROCESO DE ALFABETIZAÇÃO PARA QUE SUGIRA O ENCAMINHAMENTO CLÍNICO OU OUTRO QUE JULGUEM NESESSÁRIO. NESSA É IMPORTANTE QUE OS PAIS E A ESCOLA TRABALHEM JUNTOS.
A DISLEXIA PODE LEVAR O ALUNO A EXCLUSÃO.
VIVEMOS NUMA SOCIEDADE DE INFORMAÇÕES ONDE LER E ESCREVER É CONDIÇÃO DE SUPERAÇÃO.
Ler é :compreender, interpretar, descobrir, criar e sobretudo desfrutar do conhecimento. O disléxico portanto não dispõem desta habilidade e aos poucos se exclui e acaba sendo excluído na