psicologia
Psicologia do senso comum, domínio pessoal do conhecimento, mas não científico (ex: dinâmicas, não são brincadeiras).
Senso comum – juízo, discernimento, percepção. Importante lembrarmos que é no cotidiano que as coisas fluem que sentimos a realidade.
Ciência – é uma atividade reflexiva, procura compreender, elucidar o cotidiano, ciência e cotidiano aproximam-se e afastam-se, ciência se refere ao real ela abstrai a realidade para compreender, transformando em objeto de investigação, assim construindo o conhecimento científico.pág 16 (ex: rato laboratório comportamento skinner, atravessar uma rua – medir a distância) esse é nosso SENSO COMUM
Senso Comum passa de geração pra geração (chás, remédios, atravessar a rua, etc), passando uma visão do mundo, o conhecimento humano, muitas vezes utilizamos termos científicos; “rapaz complexado, menina histérica (atual histriônica). Pág. 18
Áreas de conhecimento, os gregos precisavam compreender os cálculos para resolver seus problemas, agrícolas, arquitetônicos, surge primeiro perito crimino= crime/logia = estudo. O homem desde a pré-história deixou suas marcas nas paredes das cavernas – rupestre. Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.
O que é ciência – pág 19 Conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio da linguagem, deve ser sistemático, programado para que se permita a verificação de sua validade. Desta forma, o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido, a ciência caracteriza-se como um processo, suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção.