psicologia
Psicologia
Coordenação: Wladimir Motta
Docente: Claudia Cardoso
Curso: Engenharia de Produção
Data: 10/10/2012
Aluno: Luiz Fernando de Jesus – 11101101
Resolução das pesquisas:
1) Esta teoria parte do princípio de que o comportamento de um indivíduo em determinado momento é acionado a fim de buscar satisfação de uma necessidade que, ainda que coexista com diversas outras, está naquele momento se manifestando com mais intensidade.
2) As principais teorias relacionadas a motivação são as seguintes:
Teoria Cognitivas: A primeira teoria que se apresenta é a teoria cognitiva. SegundoMURRAY (1986), a mais antiga opinião sobre o homem é de que ele é um ser racional, ou seja, possui desejos conscientes e usa as suas capacidades para realizá-los. Essa foi à idéia básica, conforme o autor, dos antigos filósofos, como Platão e Aristóteles, dos filósofos medievais, como Tomás de Aquino, e dos recentes pensadores modernos, incluindo Descartes, Hobbes e Spinoza. Ainda na opinião do autor, é essa também a opinião do indivíduo que cruza conosco nas ruas, já que uma pessoa pensa naquilo que quer e trata de imaginar os meios para obtê-lo.
Teoria hedonistas: A teoria hedonista é a segunda a ser apresentada. Ela está ligada à idéia de que o homem procura o prazer e evita a dor e o sofrimento. É a tal idéia quese dá o nome hedonismo, constituindo numa tentativa de encontrar explicação para entender por que as pessoas se comportam da maneira que o fazem. A teoria hedonista de motivação pode ser atribuída, quanto a sua origem, aos filósofos antigos, porém teve sua aura de proeminência nos séculos XVIII e XIX.BERGAMINI (1992) nos fala que a teoria hedonista não foi muito aceita pelos psicólogos, a par da maioria de outras teorias racionalistas da filosofia. Os psicólogos não estavam muito