Psicologia
Para entender bem a teatralidade de cada um de nós, é importante refletir sobre o Ego humano.
| Psicossomática | Temas Livres | Histeria e Afins |
Ao tratarmos da histeria, estaremos falando de um aspecto psíquico e comportamental eminentemente humano e, ao sublinhar no subtítulo desse caderno a expressão "um pouco sobre a hipocrisia humana", estamos nos referindo a uma espécie de desonestidade mental das pessoas para com os outros e para consigo próprias. O termo hipocrisia é usado "no bom sentido, é claro", tendo em vista o aspecto involuntário (na maioria das vezes) desse tipo de atitude.
Para o entendimento acadêmico de todas as formas de Histeria, recomendo a leitura das muitas páginas no site, agrupadas sob o título Transtorno do Espectro Histérico. Não obstante, essa revista especial tratará de outras explicações e considerações sobre a histeria, não apenas patológica e objeto de tratamento da psiquiatria mas, sobretudo, da histeria fisiológica, da qual todos nós padecemos um pouco.
Para entender bem a teatralidade de cada um de nós, é importante refletir sobre o Egohumano, princípio de todas nossas dificuldades de relacionamento com os outros e conosco mesmos. A importância da compreensão do Ego humano diz respeito à todos os aspectos da convivência social, da violência em todos seus aspectos, das frustrações pessoais, enfim, estudando o Ego, estaremos estudando como se conduz o ser humano em sua vida.
As 3 maneiras de Ser
A representação da realidade ou do mundo à nossa volta, do qual nós mesmos fazemos parte, transcende significativamente a simples percepção neurológica que temos do mundo. A representação da realidade é aquilo que o mundo representa para a pessoa, de acordo com suas emoções, seu afeto, sua cultura.
Mesmos fatos, mesmas situações e mesmos acontecimentos podem ser experimentados por várias pessoas e podem ser representados por variadíssimas maneiras, ou seja, podem ter significados muito diferentes