Psicologia
Introdução
O 5s constitui uma metodologia criada pelos japoneses que tem por objetivo proporcionar um melhoramento contínuo em todas as áreas da empresa, através de medidas que possam eliminar gastos desnecessários e evitar o acumulo de material sem utilidade para a organização, ao mesmo tempo em que busca criar nos colaboradores uma cultura de prevenção de problemas referentes a saúde e higiene das pessoas no local de trabalho, instalações e equipamentos, possibilitando a organização uma otimização dos recursos a serem aplicados em melhorias e um ambiente de trabalho mais produtivo.
A aplicação dessa metodologia se da através de 5 fases que são representadas por seus respectivos nomes em japonês:
SEIRI: Implica em separar o que tem utilidade no ambiente de trabalho, do que não tem.
SEITON: Colocar cada coisa em seu devido lugar.
SEISO: Senso de limpeza.
SEIKETSU: Visa preservar de maneira adequada os materiais utilizados na realização das tarefas, contribuindo assim para a cultura de higiene no local de trabalho.
SHITSUKE: Visa criar nas pessoas a vontade de fazer as coisas da maneira que foram propostas para assegurar o melhoramento contínuo da organização.
Função do Processo
O 5S envolve novos comportamentos práticos que viabilizem melhorias continuas na qualidade do sistema organizacional. Estes comportamentos parecem ser simples, porém, tratando-se de cultura e hábitos estas simples práticas por vezes ficam embargadas no meio do processo, mesmo que o início os colaboradores aparentem euforia com o proposto, tal entusiasmo surge justamente devido às simples aparência das práticas.
Estes novos comportamentos e práticas que o processo 5S propõe passam por alterações na seleção: deixar no ambiente apenas o que está sendo utilizado; organização: colocar as coisas no devido lugar; limpeza: senso de limpeza; higiene: preservar os materiais de trabalho e disciplina: a união de todos os “S” anteriores, aflorar nas pessoas a vontade de fazer