A importância do planejamento para o professor de educação física
Para tudo o que se vai fazer na vida é preciso antes planejar-se: em casa com as contas do mês, numa viagem que se pretenda fazer, ao abrir um novo negócio, enfim, para tentar garantir o sucesso de um projeto qualquer que seja ele, planejar é o melhor caminho, e na educação não pode ser diferente.
O professor precisa planejar sempre suas aulas a fim de garantir o desenvolvimento tranqüilo e objetivo do processo educacional. O professor de Educação Física, em alguns casos até mais do que os outros, necessita se programar bem antes de suas aulas para acabar com a mística de que professor de Educação Física não faz nada, que só dá bolas para os alunos jogarem e também porque nem sempre é oferecido a esta disciplina as condições necessárias para a realização das aulas, pois muitas escolas nem quadra têm e cabe ao professor vencer essas barreiras, por isso ele deve planejar-se, já que mesmo planejando o trabalho é árduo, agora imagine sem planejamento, com certeza o sucesso do processo será prejudicado.
O que é planejamento?
Quando falamos de planejamento, temos que estar ciente que é uma meta a ser alcançada daquilo que queremos realizar no futuro, para isso o planejamento deve abranger todos os fatores que influenciam no processo ensino-aprendizagem, como: público alvo, visando sempre a realidade que os educando estão inseridos, recursos didáticos, metodologia a ser aplicada, além de apresentar flexibilidade para contemplar as situações que ocorrerem durante as aulas. Deve-se colocar o planejamento em prática o mais breve possível, pois o mesmo é a concretização do pensamento. Planejar é preciso para poder conseguir as transformações necessárias para uma educação de qualidade. Nesse processo, o educando vai adquirindo conhecimentos e experiências e o educador buscando cada vez mais ter uma visão maior de conhecimento, para assim somar muito mais com a aprendizagem de seus alunos.
Segundo Celso Vasconcelos (2009), “Tendo em