psicologia
Disciplina:
INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA
Dezembro de 2012
SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E FAMILIA
Dezembro de 2012
Sexualidade
É um tema em que as mudanças de conduta são visíveis nas ultimas décadas: refletem-se na linguagem, no modo de vestir-se, na exposição do corpo, nas relações provisórias, na precocidade da iniciação sexual, nos casamentos gays e nos índices de gravidez na adolescência.
O que é sexualidade humana?
É uma relação erótica com o mundo. A sexualidade esta em cada um é um aspecto constitutivo da humanidade em todos nós. Antes mesmo de nascermos, ela já esta presente no desejo da mãe, no prazer que o casal experimentou no momento da fecundação.
Isso demonstra que a sexualidade do individuo já carrega marcas culturais. Os primeiros contatos corporais com a mãe, nas varias rotinas de cuidado, são fontes de prazer e satisfação. Ai começa a relação do individuo com o mundo.
Visão da Psicanálise Sobe a Sexualidade
A Psicanálise ensina que, quando bebê, o prazer se concentra na zona oral; a boca é a região do corpo onde há a primazia do prazer que começou com a sucção. Na sequencia, na fase anal, há uma satisfação da criança na produção do “cocô” e do “xixi” e, posteriormente o controle deles.
Na fase fálica, surge a curiosidade sexual, quando a criança se interessa pelas diferenças anatômicas entre os sexos, de onde e como viemos. Esse é um processo lento: avança pelo período escolar, e a criança vai, aos poucos, “conferindo” suas fantasias com a realidade, por meio das respostas dadas pelos adultos que a rodeiam e, desse modo, vai construindo sua própria concepção.
Essa curiosidade sexual se amplia em uma curiosidade sobre o mundo: é a fase dos famosos “porquês” onde se inscreve a curiosidade sobre as diferenças anatômicas entre os sexos e sobre a própria origem.
Um aspecto importante a ser ressaltado é