Psicologia
POLO VALPARAÍSO DE GOIAS
Curso: Pedagogia 2º Semestre
Psicologia da Educação
CRISTINA RODRIGUES AVELINO LOPES
RA: 6782370767
ATPS: Panorama das contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação.
Tutor: Rerison Rodrigues de Oliveira
Valparaíso de Goiás / GO
2º / 2013
INTRODUÇÃO
A psicologia atuando na área educacional, têm sido de grande importância na formação humana, pois com a aplicação de seus saberes e práticas em diferentes espaços educacionais vêm conquistando valorosos resultados.
Teóricos como Sigmund Freud com a análise pioneira do inconsciente, Jean Piaget desenvolvendo em suas pesquisas a teoria da construção do conhecimento, Henri Wallon responsável pelas mudanças estruturais no sistema educacional francês e Lev Vygotsky mostrando que o desenvolvimento se dá de fora para dentro, são tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educação.
A partir do estudo dos teóricos citados acima, podemos identificar com clareza as contribuições dos mesmos na área da educação.
Seguindo suas vertentes passamos a entender as particularidades de cada individuo e a necessidade de apresentar aos educandos circunstâncias favoráveis para o aprendizado.
Com o objetivo de estudar e compreender as principais teorias psicológicas na área da educação e compara-las, discutiremos brevemente sobre:
Sigmund Schlomo Freud (Příbor, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939), mais conhecido como Sigmund Freud, formou-se em medicina e especializou-se em Neurologia, tendo logo a seguir criado a Psicanálise. Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhora de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus