Psicologia
1-FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS CONSENSUAIS. Primeiro passo, é uma declaração do resultado que deseja alcançar em um período de tempo, são conjuntamente formulado entre o subordinado e o gerente através de negociação. Os objetivos deve trazer um beneficio participação direta do avaliado, como prêmio o esquema de dinamizar o desempenho, deverá estar focalizado, e sua avaliação dependerá disso.
2-COMPROMETIMENTO PESSOAL QUANTO AO ALCANCE DOS OBJETIVOS CONJUNTAMENTE FORMULADOS. É aceitação plena dos objetivos, comprometimento íntimo em alcançá-los. Em alguns casos celebra contrato formal psicológico para o acordo feito.
3-NEGOCIAÇÃO COM O GERENTE SOBRE A ALOCAÇÃO DOS RECURSOS E MEIOS NECESSÁRIOS PARA ALCANCE DE OBJETIVOS. É o passo seguinte, definição dos recursos e meios necessários para poder alcançá-los. Podem ser como equipamentos, Máquinas, equipe de trabalho, investimentos pessoais, treinamentos, orientação e aconselhamento. Os recursos é uma forma de custo para alcançar os objetivos.
4-DESEMPENHO É O COMPORTAMENTO DO AVALIADO NO SENTIDO DE EFETIVAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS FORMULADOS. Aspecto principal do sistema escolhido pelo individuo para alcançar objetivos pretendidos. Cada pessoa tem total liberdade para alcançar seus próprios objetivos definidos. O gerente poderá aconselhar ao invés de controle e imposição.
5-CONSTANTE MONITORAÇÃO DOS RESULTADOS E COMPARAÇÃO COM OS OBJETIVOS FORMULADOS. É a verificação dos custos/benefícios envolvidos no processo. A medição e o alcance dos objetivos precisam ter fundamentos quantitativos, fé e confiabilidade ao mesmo tempo, ideia objetiva e clara do esforço avaliado. Sempre que possível o avaliado deverá fazer sua auto-realização. Se necessário o gerente poderá ajudar.
6-RETROAÇÃO INTENSIVA E CONTÍNUA AVALIAÇÃO CONJUNTA.