Psicologia
Psicologia Comunitária é a aplicação da psicologia social para soluções dos problemas sociais nas comunidades. A Psicologia Comunitária se caracteriza por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais específicas, atento às suas respectivas ou individualidades.
O profissional nutricionista e todos outros da área da saúde,fazem um papel muito importante no aspecto educativo na questão da saúde,os médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas deveriam ter oportunidade de compartilhar, desde os primórdios acadêmicos, "um espaço permanente de encontro baseado numa concepção sistêmica ecológica" da vida humana. Este espaço teria como objetivo a geração de uma nova estrutura comum para lidar com o processo saúde-doença numa perspectiva interdisciplinar.
A psicologia Comunitária vai além da psicologia social, ela tem uma visão maior com relação à sociedade; mudança social, ideologia, alienação, representação social, identidade social, sentido psicológico de comunidade, grupo social, apoio social, realidade socialmente construída, atividade, investigação-ação-participante, sujeito histórico-social, consciência crítica, conscientização etc. Podemos dizer que a Psicologia Comunitária compreende hoje um conjunto de concepções relevantes para o esforço de delimitar seu campo de análise e aplicação.
O nutricionista é um profissional de saúde que podera atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação seja fundamental para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Ele estara capacitado para atuar na Estratégia Saúde da Família e também nas ações de saúde dentro das comunidades e a presença deste profissional irá contribuir para a promoção da saúde da população.
O profissional nutricionista quando trabalhar em comunidade deve estar em alta atenção a necessidade daquela população, observar o lado afetivos e emotivo