Grécia Antiga
Localização Geográfica
A Grécia Antiga estava dividida geograficamente em três regiões distintas: Continental (ao sul da Península Balcânica), Insular (formada pelas ilhas do Mar Egeu e do Mar Jônico) e Asiática (litoral da Ásia Menor)
A região que compreendia a Grécia Continental, de relevo bastante montanhoso, dificultava a comunicação entre os seus habitantes. Seu litoral, extremamente recortado, cheio de golfos, baías e inúmeras ilhas, favoreceu, com base em seus portos naturais, a navegação na região. Além disso, o solo rochoso e pouco fértil, aliado a outros fatores históricos, como as invasões, colaboraram para que os gregos buscassem o mar como saída para a ocupação das outras regiões (como o litoral da Ásia Menor).
Origem Histórica
Muitas foram as populações que formaram o povo a quem chamamos grego. Esta denominação foi-lhes atribuída pelos latinos (população que vivia na Roma Antiga). Esses gregos chamavam o seu país de Hélade, e a si mesmos de Helenos.
O povoamento do território grego aconteceu como resultado de inúmeras invasões de povos de origem indo-européia, iniciadas por volta do século XX a.C.
Os primeiros invasores foram os aqueus, que ali se estabeleceram entre os anos 2000 a.C e 1700 a.C. Eles tornaram-se, então, sedentários e misturaram-se com a população já existente na região, os pelasgos ou pelágios, povo seminômade, de origem mediterrânea, que vivia do pastoreio. Após esse período, vieram os eólios e os Jônios. Por volta de 1100 a.C aconteceu a invasão dos dórios, os últimos conquistadores da Grécia Antiga, os quais se espalharam por grande parte do território. Podemos então, dizer que da fusão de todos esses povos formou-se o povo grego.
Mundo Cretense
Foi na ilha de Creta que se desenvolveu a primeira civilização da Grécia Antiga, conhecida por civilização cretense, egéia ou minóica.
Segundo os especialistas, a primeira fase dessa civilização durou de 3000 a.C a