Psicologia
Hedonismo Tradicional: Valorização das experiências e estímulos externos reais que podiam conferir sençasoes prazerosas as pessoas. Procura por mais experiências, pelo prazer, sensação. As pessoas associavam o prazer a estímulos reais. O hedonista tradicional buscava ficar cada vez mais tempo em atividades como comer, beber, dançar, fazer sexo etc.
Hedonismo Moderno: Busca incessante pelo prazer. O homem aprendeu a utilizar a imaginação para simular sensações de prazer, sem a necessidade de estímulos reais. O homem é capaz de controlar o próprio prazer, unindo imagens mentais a estímulos reais. . Desloca-se a preocupação primordial nas sensações para as emoções. O hedonista moderno é um artista do sonho. A busca da realização dos prazeres pela ilusão gera um anseio contínuo nas pessoas, desencadeando um consumo de relacionamentos, bens e serviços que se renovam a cada decepção; A emoção une imagens mentais a estímulos físicos e com isso, confere ao sujeito um controle autônomo sobre a obtenção de prazeres.
Romantismo: É um modo de sentir, um estado mental em que a sensibilidade e a imaginação predominam sobre a razão, e tende para o novo, para o individualismo, a revolta, a fuga, a melancolia e a fantasia. Outras características típicas desse modo de sentir seriam: a insatisfação com o mundo contemporâneo, uma inquieta ansiedade em face da vida, uma preferência pelo estranho e curioso, uma inclinação para o sonho e o devaneio, um pendor para o misticismo, e uma celebração do irracional.
Desejo: O desejo é uma intenção de reencontro com as primeiras experiências de satisfação da infância;
Psicanálise- O que é: Teoria sobre o funcionamento da vida psíquica, método de investigação interpretativo que busca o significado oculto das expressões humanas, prática profissional que visa a cura ou o autoconhecimento. Tem como objeto de estudo o inconsciente;
Inconsciente: Primeira Tópica: É uma instância (lugar) lógica que possui