Ensaio sustentabilidade
1 INTRODUÇÃO
Vivemos numa sociedade de empresas que requerem adaptações ao ambiente globalizado e dinâmico tendo que desenvolver produtos ou serviços competitivos, com baixo custo e muita rapidez comparada ao seu concorrente. Para atender o mercado cada vez mais exigente, as organizações produzem, mas nem sempre utilizam critérios éticos de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. O desenvolvimento social, devido necessidade de adequação às questões mutáveis do ambiente, traz consigo a urgência de soluções dos problemas mais complexos como obter um crescimento sustentável através do estímulo social a ações ambientalmente responsáveis.
Os administradores devem estar convencidos da sua cumplicidade, sabendo que a responsabilidade socioambiental inicia de dentro para fora da organização. Os colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores e comunidade através de ações conjuntas, incentivando a prática da responsabilidade corporativa, que proporcionem um desenvolvimento social eficaz, promovendo, assim, a sustentabilidade.
A responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade aparecem hoje como diferencial estratégico, os aspectos socioambientais exercem crescente influência nas decisões das empresas, uma vez que os ativos intangíveis como a marca, reputação e imagem, por exemplo, respondem por grande parte do valor da empresa. A sustentabilidade passa, portanto, a ser sinônimo de sobrevivência para a sociedade e para as organizações. É preciso entender que a humanidade não domina a natureza, mas interage com ela e ações predatórias poderão ser ameaça à vida na terra.
2 EVOLUÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL
Quando nos referimos ao consumo responsável, valores organizacionais, respeito com a comunidade, com os consumidores, as diferentes maneira de relacionamentos, discriminação racial e trabalho infantil, entre muitos outros estamos nos integrando a boas práticas de organizações que se preocupam