ENSAIO SOBRE O PAPEL DO HOMEM NA IMPLANTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Introdução
A reflexão sobre os problemas e desafios mundiais está presente em nossa sociedade e organizações nas últimas décadas. Atualmente a sustentabilidade tem sido o destaque. Os modelos de consumo, produção e desenvolvimento tem evoluído de maneira desenfreada, sem a preocupação com a disponibilidade de recursos naturais, desencadeado vários problemas de ordem ambiental.
Com isso, surge o conceito de desenvolvimento sustentável, que propõe um novo paradigma, que busca responder qual o papel do homem nos setores da sociedade, organizações e instituições.
A seguir, um ensaio sobre o papel do homem na implantação da sustentabilidade empresarial.
Desenvolvimento da Temática
Ao longo da história industrial é possível observar as características das fases do processo de evolução organizacional. Bolwijn e Kumpe (1996) relatam que a partir de 1960 as organizações buscavam o crescimento da produtividade, com enfoque na redução de custos, o que, consequentemente baixou o preço e tornou a empresa eficiente.
Na década de 70 os clientes tornaram-se mais seletivos em relação a qualidade dos produtos. As organizações passaram a competir com produtos de qualidade, e não apenas com o preço (BOLWIJN; KUMPE, 1996).
Os fatores de sucesso na década seguinte foram a velocidade e flexibilidade das empresas. Essa necessidade do mercado, impulsionou as organizações a buscarem adequação, ampliando as linhas de produção, encurtando os prazos de entrega e ofertando produtos diversificados(BOLWIJN; KUMPE, 1996).
A partir de 1990 o êxito no mercado resulta da capacidade de renovação rápida e de ofertar produtos exclusivos aos consumidores. Chega a fase da inovação, onde as empresas utilizam sua criatividade para o desenvolvimento de produtos exclusivos, incorporando processos eficientes, tecnologia e gestão (BOLWIJN; KUMPE, 1996).
Na atualidade, as questões ambientais e sociais