Sistematizaçao
Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão de plano de negócios que seja universal e aplicada a qualquer negócio. Uma empresa que fabrica produtos ou bens de consumo é diferente de uma empresa.com, por exemplo. Porém, qualquer plano de negócio deve possuir um mínimo de seções as quais proporcionarão um entendimento completo do negócio. Estas seções são organizadas de forma a manter uma seqüência lógica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira. Uma possível estrutura para a confecção de um plano de negócio é apresentada a seguir. Cada seção apresentada é abordada sempre visando à objetividade, sem perder a essência e os aspectos mais relevantes.
Estrutura
1. Capa
2. Sumário
3. Sumário Executivo
4. Descrição da empresa
5. Produtos e serviços
6. Mercado e Competidores
7. Marketing e Vendas
8. Análise estratégica
9. Plano Financeiro
10. Anexos
Capa
A primeira página de seu plano de negócios será a capa. Ela serve como a página de título e deve conter as seguintes informações?
Nome da empresa
Endereço da empresa
Telefone da empresa
Endereço eletrônico do site e e-mail
Logotipo (se a empresa tiver um)
Nomes, cargos, endereços e telefones dos proprietários da empresa (dados do diretor presidente e principais pessoas-chave da empresa)
Mês, ano em que o plano foi feito
Número de cópias
Nome de quem fez o plano de negócios
Sumário
O sumário do plano de negócios é imprescindível e deve conter o título de todas as seções do plano, subseções (se for o caso) e suas respectivas páginas. É comum o leitor do plano de negócios se interessar mais por uma seção específica do plano. Portanto, quanto mais fácil for a tarefa de