Psicologia
Quando classificamos um comportamento como reflexo ou respondente, sempre haverá um estímulo que ELICIA uma resposta.
Os reflexos primários ou incondicionados são, portanto, reações imediatas do organismo (respostas incondicionadas) eliciadas por eventos ambientais antecedentes específicos (estímulos incondicionados) SEM que haja a necessidade de que essa resposta seja condicionada (aprendida), daí a palavra “incondicionado”. 4 A função eliciadora do estímulo incondicionado resulta da história filogenética, ou seja, da história da espécie.
Os reflexos secundários ou condicionados são reações imediatas do organismo (respostas condicionadas) eliciadas por eventos ambientais antecedentes específicos (estímulos condicionados) após o organismo ter sido submetido a uma história de condicionamento (daí a palavra “condicionado”5). 5 A função eliciadora do estímulo condicionado resulta da história ontogenética, ou seja, da história de interações do indivíduo com o ambiente.
COMPORTAMENTO OPERANTE
os comportamentos respondentes são reações imediatas, “automáticas” que os organismos apresentam quando são colocados em contato com estímulos antecedentes que exercem a função eliciadora. Há, porém, uma infinidade de outros comportamentos que podemos testemunhar todos dias no nosso cotidiano e que não se enquadram nesse modelo explicativo.
os comportamentos que, ao invés de serem eliciados por estímulos (condicionados ou incondicionados) antecedentes, são controlados por suas conseqüências. A estes comportamentos que são mantidos por seus conseqüentes chamamos de COMPORTAMENTOS OPERANTES.
São exemplos de comportamentos operantes: ler este passo, jogar uma pedra, escrever uma palavra, abrir uma porta, pensar, pressionar uma barra.
Thorndike, então, propôs a Lei do Efeito para explicar aqueles comportamentos que produziam efeitos “positivos” ao sujeito e que, por isso, eram repetidos mais e mais vezes
Foi então que Skinner,