Psicologia
Destacam-se como visto a atuação clínica, e as aplicações à área escolar e organizacional, contudo constantemente surgem novas áreas e subdivisões das áreas de atuação já estabelecidas. Assim sendo considere-se provisória essa relação: (Para maiores detalhes ver o verbete Psicologia Aplicada):
O Pensador de Rodin, em introspecção.Psicologia ambiental
Psicologia clínica
Psicologia criminal
Psicologia comunitária
Psicologia da moda
Psicologia da religião
Psicologia da saúde
Psicologia do trabalho
Psicologia econômica
Psicologia educacional
Psicologia esportiva
Psicologia forense
Psicologia hospitalar
Psicologia industrial
Psicologia jurídica
Psicologia médica / Medicina comportamental
Psicologia no serviço público de saúde
Psicologia organizacional
Psicopedagogia
Psicologia social do trabalho
Psicologia e toxicomanias
2-estuda o comportamento, a experiência subjetiva e os processos mentais a eles subjacentes, possui área de trabalho muito ampla. Além da pesquisa científica há um número sempre maior de áreas em que o conhecimento da psicologia teórica é aplicado. Além disso a aproximação da psicologia com as neurociências, (neuropsicologia) processo observável já nos primórdios da psicologia científica e que se tem acentuado muito nos últimos vinte anos, conduziu a uma expansão da própria área de estudo da disciplina, de tal forma que hoje se acrescenta à definição de psicologia também o estudo dos processos neurológicos subjacentes aos processos mentais[1]. O presente Artigo procura oferecer uma visão geral e sucinta da disciplina e de suas diversas áreas de atuação, oferecendo ligações para os artigos mais específicos.
3-
ASSOCIACIONISMO
Wundt (Estreturalismo e/ou Associacionismo)
Esta corrente estudou a consciência humana, e em especial as suas experiências sensoriais, seguindo o modelo da Química (segundo o qual, todas as substâncias são compostas por átomos que se combinam formando moléculas). Tentar decompor