Psicologia
• Conversão: é o processo de transformação da energia psíquica em manifestação física. Um desejo censurável ativa a repressão devido ao conflito e a energia é então transformada numa manifestação física, uma expressão psicossomática, que pode ser simbólica ou inespecífica.
• Deslocamento: é a forma mais comum de expressão pulsional indireta. Uma pulsão dirigida a um objeto A, se for fruto de um desejo proibido ou censurável, entra em conflito, é reprimida e se desloca para um objeto X, de forma que o desejo agora não é mais censurável nem proibido, permitindo a descarga da pulsão.
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1905002-mecanismos-defesa-id/#ixzz1vSD5L1LoSão processos psicológicos que estão realizando algum ato. Podem ser defensivos ou não defensivos e também pode ser normais ou patológicos. Isso dependerá de como a defesa está sendo usada.
Por exemplo, a identificação é um mecanismo, geralmente, não defensivo. É um processo inerente para estruturação da personalidade da criança. Ela permite o indivíduo se aproximar das pessoas (já a contra-identificação afasta o indivíduo das pessoas). Mas, usada fora deste intuito ela passa a ser um mecanismo defensivo e até patológico se usada a todo o momento na vida da pessoa.
Os mecanismos de defesa existem como uma forma de defesa ao sofrimento/angústia. Por exemplo, a repressão evita que um conteúdo venha à consciência e cause sofrimento e angústia.
MECANISMOS DE DEFESA
Freud percebeu dois tipos de processos mentais, o processo psíquico primário (PPP) e o processo psíquico secundário (PPS).
• PPP: É a forma de atuação do Id e está relacionado ao Princípio do prazer
• PPS: É a forma de atuação do Ego e está