Psicologia
Uma atitude é uma tendência para responder a um objecto social – situação, pessoa, grupo, acontecimento – de modo favorável ou desfavorável. A atitude não é, portanto, um comportamento, mas uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira. É uma tomada de posição intencional de um indivíduo face a um objecto social. 6. Distinguir as três componentes das atitudes – Escolha múltipla
Nas atitudes, podem distinguir-se três componentes: cognitiva, afectiva e comportamental.
- Componente cognitiva: constituída pelo conjunto de ideias, de informações, de crenças que se têm sobre um dado objecto social (pessoa, grupo, objecto, situação). É o que consideramos como verdadeiro acerca do objecto.
- Componente afectiva: conjunto de valores e emoções, positivas ou negativas, relativamente ao objecto social. Está ligada ao sistema de valores, sendo a sua direcção emocional.
- Componente comportamental: conjunto de reacções, de respostas, face ao objecto social. Esta disposição para agir de determinada maneira depende das crenças e dos valores que se têm relativamente ao objecto social.
Cognição social
A cognição social é uma forma de conhecimento e de relação com o mundo social. Assim, há quatro processos de cognição social: as impressões, as expectativas, as atitudes e as representações sociais.
Expectativas
As expectativas são modos de categorizar as pessoas através das impressões que temos delas
Impressão social:
As primeiras impressões são as ideias com que ficamos de determinada pessoa com quem acabamos de travar conhecimento.
Categorização social
No processo de categorização através do qual catalogamos as pessoas consoante as suas características essenciais estão envolvidos os processos de indução e dedução. Pela indução passamos da perceção das características para a categorização delas e pela dedução conseguimos encontrar novas características para a pessoa,