Psicologia
SERGIPE
DIREITO NOTURNO / TURMA 3004
1º Período
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
ATIVIDADES ESTRUTURADAS
Aluna – Júnia Cláudia Professora – Luciene Ribeiro
Aracaju
19/04/2012
QUESTÕES SOBRE OS TEXTOS
Resposta atividade estruturada 1:
1. C
2. B
Resposta atividade estruturada 2
Caso Concreto
Autonomia x Vergonha e Dúvida
Maria, filha única de Elisa e Carlos, sempre foi muito mimada por seus pais e cercada de muito conforto e brinquedos. Entretanto, quando tornou-se adulta, continuou sendo tratada como se ainda tivesse cinco anos de idade por seus pais. Maria, após terminar seu curso universitário aos 22 anos, conheceu um jovem rapaz de nome Júnior, de 25 anos, já formado e estabelecido profissional e financeiramente. Conheceram-se, namoraram e casaram em menos de um ano.
Devido ao casamento de Maria não ser o que se apresentava no início, uma relação de carinho, amor, respeito e cumplicidade, Júnior aos poucos passou a se mostrar uma pessoa agressiva, possessiva e manipuladora. Com isso, a família de Maria terminou afastando-se da mesma com o pensamento de que, ao se afastarem, poderiam ajudar de forma mais indireta sem que estivessem tão presentes. Júnior cada vez mais se mostra um homem muito agressivo e passa a maltratar Maria em todos os aspectos, tanto físico quanto emocionalmente.
Maria sente falta da proteção dos pais e culpa seu marido por isso, pois este a priva de fazer qualquer coisa. A vida de Maria é um verdadeiro inferno e, se vendo sozinha ao lado de um homem agressivo, uma surra que ele lhe deu por ela ter saído sem permissão foi à gota d'água para ela.
Maria estava muito revoltada e muito magoada com tudo que estava passando na mão do marido e resolve de forma inesperada, acabar com a vida dele. Ela espera o marido ir dormir, entra no quarto, o chama e quando ele levanta, olhando para ela, a mesma aponta uma arma para