psicologia x biologia
Para alguns estudiosos a identidade é o que permite ao sujeito tomar consciência de sua existência, o que se dá através da tomada de consciência de seu corpo (um estar-aí no espaço e no tempo), de seu saber (seus conhecimentos sobre o mundo), de seus julgamentos (suas crenças), de suas ações (seu poder fazer). A identidade implica, então, a tomada de consciência de si mesmo.
Para a psicologia Identidade seria um processo continuo de elaboração de um conceito estável de si mesmo e adoção de um sistema de valores que promove um senso de direção; a integração das idéias sobre si e sobre o que os outros pensam de você.
Existe alguns tipos de identidade:
Identidade social: é a posição da pessoa, em relação à posição dos demais dentro da sociedade.
Ex: Ao escolher uma profissão, religião, estado civil, etc., o individuo está definindo a sua identidade social.
Identidade cultural: é o sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado pela sua pertença a um grupo ou cultura. identidade é a igualdade completa. Cultural é um adjetivo de saber Logo, a junção das duas palavras produz o sentido de saber se reconhecer.
Ex: quando vemos uma gestante logo ficamos curiosos em saber se aquele novo ser é menino ou menina. O fato é que biologicamente a criança nascerá com uma dessas identidades (masculina ou feminina) e morrerá com a mesma.
Identidade surda
Identidade Surda é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os veem capazes como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre espaços culturais surdos; segundo (Perlin 1998) “A identidade é uma construção contínua, que “pode frequentemente ser transformada ou estar em movimento, e que empurra o sujeito em diferentes posições”
As identidades surdas, segundo PERLIN (2008), podem ser classificadas em: