ANATOMIA DO APARELHO GENITAL FEMININO
O aparelho genital feminino está constituído, em sua essência, por um tubo oco no seu interior nas partes baixas e média, constituindo a vagina e o útero, e, se bifurcando mais acima, onde se situam duas trompas e dois ovários.
Estes são os elementos fundamentais para a reprodução do ser humano. São também importantes para a manutenção somática e do trofismo e psiquismo da mulher.
Para baixo o aparelho genital se completa com distintas formações externas que constituem a Vulva e o Monte de Vênus.
Deste modo pode-se dividir o aparelho genital feminino, com fins didáticos, em órgãos genitais externos e órgãos genitais internos.
Os Órgãos Genitais Externos
Os órgãos genitais externos estão constituídos por um conjunto de formações que compreendem a Vulva e o Monte de Vênus.
A Vulva
A vulva é constituída por uma fenda sagital mediana ou de forma triangular, que se estende desde o monte de vênus até a região do períneo, que a separa por trás.
De cima para baixo, ou da frente para trás, encontram-se:
O Clitóris, que é uma formação análoga ao pênis, e que consta de uma cabeça ou glande e que possue formações eréteis chamadas de corpos cavernosos. A glande está coberta parcialmente pelo prepúcio, com um freio na sua parte inferior.
As ninfas ou pequenos lábios, que nascem de ambos os lados do clitóris, e são pregas cutâneas.
Os grandes lábios que são pregas cutâneas mais volumosas constituídos por maior quantidade de tecido adiposo, elementos conjuntivo-elásticos, glândulas sudoríparas e sebáceas. Sua parte mais externa e coberta por finos pêlos, que se continuam para cima com aqueles que recobrem o Monte de Vênus.
Por debaixo do clitóris e atrás do mesmo, entre os pequenos lábios encontramos o vestíbulo ginecológico no qual se observam diversas formações de interesse anatômico: a 1 cm do clitóris, em sua linha média encontra-se o meato urinário, que é a abertura exterior da uretra, conduto