Psicologia e Filosofia
Psicologia 1º semestre - Filosofia
Relação entre filosofia e psicologia
A filosofia foi a primeira ciência humana que estudou o psiquismo e a alma humana. Eles foram realizados pela Filosofia Grega, que observava atentamente as atividades humanas e a manifestação da alma. Tanto a Psicologia quanto a Filosofia tem o desejo de saber e conhecer “O que é o homem”. A Psicologia (psyché – pessoa, alma humana; logos – matéria de estudo) procura estudar a pessoa humana, principalmente sua dimensão interior. Da mesma forma que o pensamento filosófico, onde a interrogação sobre o homem se torna o tema dominante, desde a época da sofística antiga até o desenvolvimento histórico da Filosofia Ocidental.
Segundo o pensamento de Immanuel Kant, a Filosofia é uma forma de antropologia. Para Kant, o ser humano passa a ser o centro de todas as pesquisas filosóficas. A Filosofia leva em consideração as categorias de estrutura, relação e unidade. Na estrutura, o ser humano é composto de corpo próprio, psiquismo e espírito (ou mente, para alguns autores). É na estrutura que ocorre a ligação entre a dimensão física e a espiritual (ou mental).
Através do “eu” corporal, o ser humano cria uma aparência, uma exteriorização. E com o “eu” interior, cria um mundo interior. Através dos estudos do psiquismo, se obtém os estudos antropológicos filosóficos, pois, com o psiquismo ocorre o encontro das dimensões humanas e ainda aprofunda as questões interiores do homem.
Há, ainda, uma terceira relação, na qual Agostinho de Hipona acreditava que o ser humano tinha pela razão (inteligência), uma ponte para a verdade e pela vontade, uma ponte para o bem. Segundo ele, todos os homens buscam a verdade e o bem.
O ser humano está sempre buscando o conhecimento e o bem, de modo que possa dar um sentido a sua existência, sempre tentando desvendar seu “mundo interior” e “mundo exterior”. Quanto mais o ser humano se afastar de si mesmo, mais se afastará da busca pela