psicologia transpessoal
CURSO DE FILOSOFIA
FERGNAN SILVA
JAILSON COUTINHO
JOACY FERNANDES
LINDOMAR DIAS
LUCAS FELIPE COSTA
RAILSON SANTOS
JAILSON COUTINHO
WILTON JUNIOR
PSICOLOGIA TRANSPESSOAL
São Luís
2014
FERGNAN SILVA
JAILSON COUTINHO
JOACY FERNANDES
LINDOMAR DIAS
LUCAS FELIPE COSTA
RAILSON SANTOS
JAILSON COUTINHO
WILTON JUNIOR
PSICOLOGIA TRANSPESSOAL
São Luís
2014
PISCOLOGIA TRANSPESSOAL
1. ORIGENS
Desenvolvida nos Estados Unidos uma nova forma de estudar Psicologia, ou seja, a Psicologia Transpessoal, denominada como a “quarta força” no seio da Psicologia Humanista que fora oficializada no ano de 1968 por Abraham Maslow, Viktor Frankl, Stanislav Grof e James Fadiman, após o Behaviorismo, a Psicanalisa e a própria humanista.
Transpessoal quer significar Trans “além” e pessoal “pessoa” que pode ser determinada de “além do pessoal”, também significa transcender o modo usual de perceber e interpretar o mundo a partir de uma posição de ego (eu) individual ou ego corporal, isto é, alguns destes estados modificados de consciência levam o individuo a sentir que transcendeu que foi além do que costuma conhecer como sua pessoa, o seu pessoal, para se percepcionar como uma realidade muito mais ampla. Em 1969, foi publicado o primeiro número do Journal of Transpersonal Psychology, editado por Anthony Sutich, e desde 1992, a divisão 32 da APA (American Psychological Association) a Psicologia Humanista passou a incluir uma orientação transpessoal nas suas atividades.
Portanto, pode se dizer que a Psicologia Transpessoal, de certo modo, como uma consequência lógica é natural do movimento humanista. Um dos fundadores da Psicologia Transpessoal, Transumana. Centrada mais no Cosmo do que no bem-estar e necessidades humanas que transcende a natureza do homem, sua identidade e