Psicologia Transpessoal
ALGUMAS NOTAS SOBRE SUA HISTÓRIA, CRÍTICAS E PERSPECTIVAS
TRANSPERSONAL PSYCHOLOGY
Notes about history, some critic and perspectives
Vicente Parisi
Resumo. A Psicologia Transpessoal surgiu nos EUA, em 1969, a partir do encontro de Abraham Maslow, Stanislav Grof e outros importantes psicólogos e teóricos. Saudada como a Quarta Força da Psicologia, buscava integrar à Psicologia as vivências espirituais e as experiências chamadas “transpessoais”, caracterizadas por um estado de consciência superior, que contém todas as experiências anteriores do indivíduo e prossegue no sentido de conduzir o ser humano em direção à transcendência. Fazendo pontes entre as muitas escolas ocidentais de Psicologia e as tradições espirituais do Oriente e do Ocidente, a Psicologia Transpessoal chegou a ser confundida por alguns críticos com uma abordagem sincrética ou uma nova forma de religião “new age”. Nos dias correntes, seus principais teóricos esforçam-se no sentido de mostrar que se trata de uma abordagem psicológica conseqüente e rigorosamente científica, distante da New Age e de práticas ditas “alternativas” ou “holísticas”, e que já começa a integrar-se no currículo normal de entidades acadêmicas do peso da PUC-SP, Universidade Católica de Goiás e UNESP - Universidade Estadual Paulista.
Palavras-chave: Psicologia Transpessoal; espiritualidade; experiências transpessoais; abordagem “bootstrap”; auto-realização.
Abstract. Transpersonal Psychology first appeared in USA in 1969, as a result of studies by Abraham Maslow, Stanislav Grof and others influent psychologists and scholars. Greeted as the Fourth Force in Psychology, it intended to integrate spiritual and the so-called “transpersonal” experiences into Psychology. One defines transpersonal experiences as a higher state of consciousness which contains all of each individual’s previous experiences. Its aim is to guide the human being towards transcendence. Transpersonal Psychology built bridges