psicologia trab
Vivemos em uma sociedade onde o conceito de família não é mais o mesmo das gerações passadas, este conceito vem sofrendo grandes mudanças nas últimas décadas. A estrutura da família se modificou, as relações entre as pessoas da família, os valores, a cultura, ou seja os papéis familiares mudaram. No Brasil essa mudança começou a acontecer com a entrada da mulher no mercado de trabalho, pois as mulheres começaram a trabalhar deixando os filhos nas escolas, ou em casa.
A família é o primeiro contato da criança, que posteriormente se tornará um adolescente. Neste contato a criança se desenvolve em todos os aspectos, formando assim um comportamento de interação com os pais, irmãos, primos e amigos. O sistema familiar propõe a criança um desenvolvimento psicológico, biológico e cultural, através de estímulos.
As famílias são as primeiras satisfações da criança e do adolescente, pois é nesse contato que desenvolvem um bem estar psicológico, se comunicam e constroem carinho e afeto entre os integrantes da família.
Inúmeras modificações acontecem com as famílias do mundo atual, como por exemplo, a jornada excessiva de trabalho para os pais, e até mesmo a separação dos pais, causando assim consequências para os filhos.
Estas situações causam nas crianças insegurança, medo e instabilidade quanto ao futuro. Sendo assim ocasionam questionamentos da criança e sentimentos negativos dos mesmos. Esses fatores também influenciam no autocontrole das crianças, nas atitudes sociais e no conceito que elas possuem sobre segurança. A instabilidade familiar pode causar na criança a desorganização, a distração, o descontrole e a desatenção.
Muitas famílias também são caracterizadas pelo autoritarismo, pela falta de diálogo, pela falta de afeto materno, por ambientes com socializações violentas, entre outros. Apesar disto a criança e o adolescente precisam da família como uma estrutura de união, confiança e apoio.
O comportamento