Psicologia Geral Trab
INTRODUÇÃO ..........................................................................................
2
1º TRIMESTRE ......................................................................
3
2º TRIMESTRE
6
3º TRIMESTRE
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................
8
11
12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................ 13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá decorrer baseado nas mais diversas mudanças existentes no período gestacional, evidenciando as principais adaptações e alterações que poderão vir acontecer nesta fase.
Dentre estas alterações se encontram os distúrbios psicológicos, as ansiedades, preocupações, angústias, entre outros.
O relatório estará dividido e descrito trimestre por trimestre, cada um apontando suas etapas evolutivas, tanto para gestante quanto para o feto, e o parceiro.
A partir da leitura de três autores que nos chamaram muita atenção iremos anexar ao texto algumas citações complementares ao nosso trabalho seguindo a fundamentação de ambos os autores.
Os autores são Raquel Soifer (1992), autora do livro Psicóloga da Gravidez, Parto e Puerpério; além de Myriam Szejer e Richard Stewart (1997), ambos com a autoria do livro Nove Meses na Vida de uma Mulher: uma Abordagem Psicanalítica da Gravidez e do Nascimento.
1º TRIMESTRE (1º ao 3º mês)
A gestação é um momento de mudanças fisiológicas, sociais, familiares e psicológicas, podendo assim ser um período em que se observam as modificações internas e externas e também o desenvolvimento de transtornos psicológicos, muitas vezes mais comuns do que imaginamos. São comuns sentimentos de insegurança a respeito da própria capacidade de desempenhar o papel materno e paterno, visto serem tão mitificados em nossa sociedade. Para a mulher, a quem é mais designada socialmente à responsabilidade pelo cuidado da prole, e de quem na