Psicologia sócial
A Psicologia Social é uma das áreas da psicologia, e no seu fundamento ela nos relata a relação do indivíduo com a sociedade, tem como objeto de estudo o individuo na sociedade e a sua integração social, modo como se comporta ao se integrar com outras pessoas em um meio coletivo e a influência da sociedade sobre o individuo.
No primeiro bloco de teorias da Psicologia Social tem por base estudar as “manifestações” comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, para essas teorias não há humanos, da forma como se apresenta, não fosse a vida coletiva. A sociedade por sua vez, é o espaço criado a partir das relações entre os “sócios” (indivíduos em sociedade) que produzem a vida e a si mesmos, podemos afirmar também que na sociedade o individuo é reconhecido pelo modo como se apresenta, vestimentas e ou instrumentos de trabalho que os caracterizam, desta forma, num encontro social cada individuo se comporta mediante ao aprendizado e conhecimento adquirido.
Na Percepção social, relata-se que o individuo em sociedade tem varias formas de se comunicar e se relacionar. Nos anos 70 a Psicologia social começou a fazer críticas a sua própria inserção na sociedade, nesse momento a Dicotomia, que é uma das teorias dessa psicologia, traz uma visão voltada para minoria da população onde estava concentrada a riqueza, deixando de lado a proposta de melhorias de condições de vida da sociedade como um todo.
A relação da Psicologia Sócio-Histórica na Psicologia Social mostra que o homem é parte de sua própria história e transformador da sua vida em sociedade, sua preocupação é acompanhar o ser humano, suas mudanças e transformações. Algumas categorias da análise dessa perspectiva são: atividades, consciência e identidade, elas juntas pretendem expressar o movimento humano. A proposta da Psicologia Social Sócio-Histórica é produzir um conhecimento que permita compreender os fenômenos sociais a partir da constituição