Psicologia Social
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA:
PSICOLOGIA SOCIAL
MONALISA HELENO CARNEIRO
VIÇOSA - MG
2014
PSICOLOGIA SOCIAL
A psicologia social estuda as manifestações comportamentais da interação entre pessoas ou sua mera expectativa; vivemos em constante relação de dependência e interdependência para com os nossos semelhantes. Aborda as relações entre os membros de um grupo social, estando assim na fronteira entre a psicologia e a sociologia. Surgiu em meados do século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais e acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século.
Livros básicos de sociologia consideram a sociedade, as instituições sociais e as relações sociais, como objeto de estudo sociológico. Há entre a Psicologia Social e a |Sociologia uma área de interseção bastante nítida em seu objeto material. Porém, para alguns estudiosos, é difícil a comparação entre a psicologia social e a sociologia, pois ambas constituem campos independentes que partem de ângulos teóricos diversos. Há uma distância considerável entre as duas: a Psicologia destaca o aspecto individual e a Sociologia se atém à esfera social.
O ser humano é um ser social histórico e utiliza a sua linguagem para estabelecer as relações com os outros indivíduos. Desta maneira, percebemos que o meio social acaba interferindo na vida humana, nas escolhas e modo de vida, somos influenciados pelo pensamento coletivo. Podemos dividir os grupos sociais de acordo com o nível de interação social, e cada grupo define papéis específicos para os indivíduos de acordo com o ambiente no qual vivem, ou seja, o ser humano deve ser visto como produto do ambiente social no qual está inserido absorvendo deste meio os princípios e valores definidos pelo grupo social. Essa percepção é dialética, pois percebemos o mundo de acordo como