psicologia social
1
“ N Ã O É A C O N S CI Ê N C I A D O H O M E M
Q U E L H E D ET ER M I N A O S ER , M A S,
A O C O N T R Á R I O, O S EU SE R S O C I A L
QUE
LHE
D ET ER M I N A
A
C O N S C I Ê N C I A” . KA R L M A R X
Historia da Psicologia
Social
2
A psicologia social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazi-fascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, etc. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação,
Historia da Psicologia
Social
3
É nos Estados Unidos, com sua tradição pragmática que a PΨ atinge seu auge após a Segunda Guerra Mundial, através de pesquisas e experimentos que procuravam procedimentos e técnicas de intervenção nas relações sociais para garantir uma vida melhor para os homens.
Procedimentos e técnicas de intervenção nas relações sociais Garantir uma vida melhor para os homens
Historia da Psicologia
Social
4
A Psicologia Social começa a se desenvolver como estudo científico, sistemático, após a Primeira Guerra Mundial, juntamente com outras ciências sociais, procurando compreender as crises e convulsões que abalam o mundo. Começa estudando fenômenos de liderança, opinião pública, propaganda, preconceito, mudanças de atitude etc.
Contudo, o grupo, como um objeto de estudos, ganhou densidade na Psicologia Social durante a Segunda Guerra
Mundial, pois Kurt Lewin (1890-1947) juntamente com seus associados dedicava-se com afinco à aplicação de princípios teóricos na resolução de problemas sociais.
Historia da Psicologia
Social
5
Mesmo antes de estabelecer-se como psicologia social as questões sobre o que é inato e o que é adquirido no homem permeavam a filosofia