Revolução Inglesa e Industrial
COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO
Pequenas e médias propriedades
Latifúndios
Policultura
Monocultura
Mão-de-obra livre
Escravidão
Desenvolvimento comercial e artesanal
Maior dependência em relação a metrópole
Mentalidade liberal
Mentalidade conservadora
REVOLUÇÕES INGLESAS
A centralização política e o absolutismo se iniciam na dinastia dos Tudors, que chegaram facilmente ao poder.
O Parlamento inglês surgiu como resultado político da Magna Carta, e era composto pela burguesia e proprietários de terra, eles não se opuseram a situação pois eram beneficiados pelo estado Absolutista. (LUA DE MEL ENTRE COROA E PARLAMENTO INGLÊS).
Enquanto a burguesia e proprietários de terra acumulavam riquezas os pobres eram prejudicados pela intensificação dos cercamentos(eles ficaram sem terras e tiveram que ir para as cidades). O alto preço dos alimentos dificultava o acesso até aos bens mais essenciais para essas pessoas(que no século seguinte tornaria possível a Revolução Industrial).
DINASTIA STUART
Rei Jaime I criou novos impostos, e de certa forma obrigou a burguesia a conceder empréstimos ao governo. Tais ações afetaram principalmente a burguesia, que reagiu. (CHEGA AO FIM A LUA DE MEL ENTRE COROA E PARLAMENTO).
Jaime I passa o trono ao seu filho Carlos I em 1625(governou até 1649). Carlos I decretou a obrigatoriedade dos empréstimos à Coroa mandando prender quem se negasse.
O Parlamento fez a Petição dos Direitos onde exigia:
Fim das prisões arbitrárias.
Serem consultados quando fossem criados novos impostos.
Proibir ao rei de criar um exército permanente.
No ano seguinte Carlos I dissolveu o Parlamento em uma tentativa de refazer dentro da Inglaterra um governo Absolutista. Entre um dos parlamentares estava Oliver Cromwell.
REVOLUÇÕES PURITANA E GLORIOSA
A burguesia e os proprietários rurais resistiram às tentativas absolutistas de Carlos I e começaram a se recusar a pagar os impostos, o que somado à invasão escocesa provocou