psicologia social
O que é psicologia social e qual seu objeto de estudo?
É uma ciência básica que tem como objeto o estudo das manifestações comportamentais suscitada pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.
Quais são categorias da Psicologia Social e como estas influenciam na formação dos indivíduos?
Componentes Cognitivos: os mais comuns são pensamentos negativos sobre si mesmo e a situação, medo de avaliação negativa e de parecer tolo diante dos outros, perfeccionismo e crenças de inadequação social, entre outros.
Componentes Afetivos: Os incluem a vergonha, tristeza, solidão, depressão, ansiedade e baixa autoestima.
Componentes Comportamentais: Os comumente encontrados são a inibição e passividade, evita ação do contato visual, baixo volume de voz, reduzida expressão corporal e a apresentação de comportamentos nervosos.
Influencia na formação do indivíduo ocorre quando uma pessoa logra fazer com que uma outra emita um comportamento que, a princípio, se recusará a emitir.
Cap. 2. Como conhecemos as pessoas com as quais interagimos?
Como formamos conceitos sobre as pessoas?
Segundo o capítulo 2, constantemente estamos procurando as intenções subjacentes aos comportamentos das pessoas com quem interagimos. Nossos julgamentos sobre as outras pessoas são baseados de acordo com um esquema preestabelecido e determinado pela teoria que formulamos. “Rotulamos” as pessoas de acordo com nossas crenças e experiências. A crença numa teoria que aglutina características pessoais nos possibilita, uma vez encontrada tais características nas pessoas, fazer interferências sobre suas intenções e comportamentos, facilitando nosso entendimento dos outros.
O que é estereótipo?
Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. São pressupostos sobre determinadas pessoas, muitas vezes eles acontecem sem ter conhecimento sobre grupos sociais ou