Psicologia Social
PSICOLOGIA SOCIAL E PROJETOS SOCIAIS
2º período
Uberlândia, setembro de 2014
Psicologia social e projetos sociais
Psicologia social é o estudo cientifico da influencia reciproca entre as pessoas, como a interação social, e do processo cognitivo gerado por essa interação, como o pensamento social . é uma tentativa de compreender explicar o modo como o pensamento, o sentimento e o comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita dos outros.
A Psicologia Social auxilia a sociedade e o próprio indivíduo a se conhecer e também o outro, pois cria subsídios para um trabalho onde o resultado é obter informações sobre a cultura, o ambiente, nível socioeconômico e identidade da região, do objeto ou do foco estudado.
Pensando também na Psicologia Social, surgem os Programas e Projetos Sociais a Psicologia Social tem um papel muito importante dentro da comunidade. Dentro dela é possível desenvolver potencialidades individuais, grupais e coletivas, conscientizando a população e, assim, integrar grupos a programas sociais, prevenir doenças, educar a população e promover mudanças de atitudes . A Psicologia Social também tem um papel importante dentro das representações sociais. Essas representações levam os indivíduos a produzirem comportamentos e interações com o meio, desta forma havendo uma modificação entre os dois . As mudanças que vêm ocorrendo no cenário sócio-político e econômico favoreceram nas últimas décadas a expansão e o fortalecimento das organizações sem fins lucrativos, entidades que compõem o Terceiro Setor. O psicólogo social deve estar preparado para atuar com outros profissionais como: assistentes sociais, pedagogos, filósofos, entre outros. O papel deste profissional está cada vez mais sendo solicitado em ONG’s (Organizações Não Governamentais) e outros tipos de