Psicologia Social
DEFINIÇÃO É a ciência que estuda a forma como as pessoas se influenciam e se relacionam entre si.
É o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por esta interação (pensamento social).
OBJETO DE ESTUDO Os fenômenos psicológicos (cooperação, altruísmo, agressão, competição) relacionados ao indivíduo em sociedade.
Estuda como o convívio acontece e quais são as leis gerais que o dirigem, assim como quais são as consequências deste processo de interação social dentro de uma sociedade com uma cultura, uma história e uma economia própria.
FUNDAMENTAÇÃO O psicólogo social, ao utilizar o método experimental (científico), cria situações sociais para observar seus efeitos no comportamento do indivíduo.
PRINCIPAIS CARACTERÌSTICAS
1. Individualismo 3. Microteorização 5. Pragmatismo (Utilitarismo) 7. A-Historicismo
2. Experimentalismo 4. Etnocentrismo 6. Cognitivismo
APLICAÇÃO Todas as situações que envolvem interação entre pessoas. Ex.: educação, direito, saúde, política.
HISTÓRIA
1898 ⇾ Os primeiros experimentos foram relatados.
1924 ⇾ Publicação do primeiro texto.
1930 ⇾ A Psicologia Social assumiu a forma que conhecemos hoje.
Pós 2ª Guerra ⇾ A Psicologia Social começou a se destacar como o campo significativo que é hoje, com a divulgação de um vasto volume de pesquisas.
❢ INTERAÇÃO SOCIAL Processo de influência mútua promotora de processos cognitivos com poder de influenciar mudanças comportamentais.
A mudança comportamental ocorre também apenas como efeito da mera expectativa de interação.
❢ PERCEPÇÃO SOCIAL Processo que se encontra na base das interações sociais: a formação de impressões sobre os outros, que carrega consigo os referenciais dos grupos sociais dos quais o percebedor toma parte, seu contexto social, que predispõe a percepções.
❢ PROXÊMICA Distâncias físicas que mantemos com outras pessoas e