Psicologia Social
Trabalho feito por Helenes Oliveira de Lima. Estudante de quinto período de Psicologia
O artigo de Marcia Cristina Ferreiro faz um estudo histórico evolutivo da Psicologia Social nascida na América do Norte (USA). Esta psicologia é batizada com o nome de Psicologia Social Psicológica de identidade mais teórica experimental que procura explicar sentimentos, pensamentos e comportamento do indivíduo. Em um segundo momento o artigo apresenta a Psicologia Social na Europa, que evolutivamente falando, surge com a crise da Psicologia Social Psicológica. Sua identidade está em uma maior preocupação com o social. Por fim, vem a Psicologia Social na América Latina e no Brasil, identificada de Psicologia Social Crítica, rompe de vez com a Psicologia Social Psicológica.
Metodologicamente este trabalho constituirá de três partes, ou seja, mostrará a Psicologia Social na América do Norte, Europa e América Latina e Brasil. Trará alguns conceitos que se julga importante sobre as teorias psicológicas social de cada ambiente a partir da autora citada acima. Espera-se que o leitor possa ter uma compreensão geral do tema.
A Psicologia Social na América do Norte
A Psicologia Social na América do Norte é oficializada em 1908 pelas publicações de Willian McDougall e Edward Ross. Embora o primeiro fosse psicólogo e o segundo Sociólogo suas publicações tinha nos títulos a “psicologia social”, porém com uma nítida separação: Psicologia Social Psicológica e Psicologia Social Sociológica. Isso resultou no desenvolvimento de paralelo de duas disciplinas.
Solidificada a disciplina da Psicologia Social Psicológica, teóricos (de diferentes abordagens psicológicas) começam a estudar o comportamento das pessoas no grupos sociais.
Na primeira década do século XX, nos USA a predominância foi a Psicologia Social Psicológica, devido a influência do Behaviorismo representado por Allport que define a Psicologia Social Psicológica com uma