psicologia social
Forças e habilidades motoras e complexas aumentam
Relativamente ao aspecto físico, é menos acelerado do que na primeira infância. Não obstante, o esqueleto da criança torna-se mais robusto, proporcionando-lhe maior resistência ao meio, protegendo os órgãos internos, funcionando ainda como uma forma de desenvolver as capacidades motoras da mesma. Pelo início da segunda infância a primeira dentição deverá estar completa, permitindo à criança mastigar/comer o que quiser; ao longo desta fase, a dentição definitiva também vai desenvolvendo.
A evolução das habilidades motoras quer grossa, quer fina, é notória, onde as crianças passam a correr mais, saltar mais longe, jogar à bola, atar os cordões dos sapatos com laços, desenhar de forma mais elaborada no papel, abotoar uma camisa, comer com os próprios talheres, aprender a usar o sanitário com mais independência, bem como na higiene oral e no banho, entre outras tarefas.
Adolescência (12 a 20 anos)
Busca da identidade torna-e fundamental
A adolescência sendo um período em que se verificam mudanças na vida psíquica, mudanças na relação com o corpo próprio e com o semelhante; onde se estabelece novas escolhas e laços, podendo ocorrer a construção de sua própria identidade em outra temporalidade o que é comprovado pela dificuldade de estabelecer os seus limites, Cada um de nós constrói o seu “eu” através das interações relacionais, reais e idealizadas e também através das experiências vividas e dos seus modelos. Se na infância os nossos modelos são os pais, na adolescência vai ser os jovens da mesma idade e os grupos de pares, este que vão influenciar de forma significativa a construção de identidade.
Meia idade (40 a 65)
Ocorre certa deterioração da suade física,e declínio da resistência A Meia Idade possui características que lhe são próprias, e com isso observam-se algumas mudanças físicas, cognitivas e sociais inerentes ao amadurecimento, tais como: mudanças na