Psicologia social
Objetivos Específicos
Relacionar as ideologias apresentadas pelos vídeos com os conceitos de ideologia e religião;
Analisar as produções sobre as crenças religiosas do grupo porta dos fundos;
Analisar as ideologias que tais peças humorísticas buscam salientar e/ou modificar, segundo padrões instituídos socialmente.
Metodologia Os dados foram extraídos de 3 vídeos midiáticos humorísticos, apresentados pelo canal Porta dos Fundos disponibilizado no site Youtube. Os vídeos retratam acontecimentos de cunho religioso de forma critica e sarcástica. Esse artigo foi construído no formato dissertativo qualitativo, no qual faremos uma analise relacionando os vídeos com a teoria.
Análise de Dados O presente artigo aborda temas de grande veiculação da mídia sendo eles a ideologia e a religião sobre o espectro humorístico.
A ideologia pode designar qualquer coisa, desde uma atitude contemplativa que desconhece sua dependência em relação à realidade social, até um conjunto de crenças voltando para a ação; desde o meio essência em que os indivíduos vivenciam suas relações com uma estrutura social até as ideias falsas que legitimam um poder político dominante. A ideologia regula a relação entre o visível e o invisível, o imaginável e o inimaginável, bem como as mudanças nessa relação. (colocar referencia do livro da professora)
Tendo em vista está definição, "a religião torna-se uma forma de ideologia, uma vez que está é um sistema comum de crenças e práticas relativas a seres sobre humanos dentro de um universo históricos e culturais específicos." (Silva & Karnal 2002: 13-14)
Na nossa sociedade ocidental, tem-se a ideia de que a "essência" da religião estaria expressa na sistematização teológica (conhecimento acadêmico institucional). Porém, se pensarmos em religião como um sistema de crenças e práticas, constatou que religião não é somente