psicologia social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Psicologia Social
ADRIANA DA SILVA REIS DIAS RA: 3830685252
DIONE MACHADO DE OLIVEIRA RA: 5317970592
IARA RIBEIRO DO NASCIMENTO RA: 4948938140
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia Social”, sob orientação do professor-tutor à distância Ana Maria Silva Ferreira.
JUNDIAI
2013
ETAPA I:
HUMILHAÇÃO SOCIAL UM PROBLEMA POLITICO EM PSICOLOGIA.
O tema contou entre os mais enfrentados, por fertilíssimos pensadores que atravessaram e ultrapassaram a segunda guerra.
A humilhação é uma modalidade de angustia que se dispara a partir do enigma da desigualdade, quem manda deixou de lado suas mãos, em quanto quem obedece, obedece por medo e situação de humilhação.
A humilhação social corresponde a um caso particularmente doloroso de angústia: um afeto mórbido derivado da exposição do homem pobre a mensagens de inferioridade social. O sentimento da dignidade humana parece desfeito. Deixa de ser espontâneo.
É preciso um esforço de atenção para conservá-lo. Um esforço nem sempre eficaz para o humilhado-um cidadão pobre não é humilhado porque sente ou imagina se-lo: o sentimento e a imaginação estão fincados numa situação real de espoliação econômica e aviltamento público.
A humilhação crônica, longamente sofrida pelos pobres e seus ancestrais, é efeito da desigualdade política, indica a exclusão recorrente de uma classe inteira de homens para fora do direito ao trabalho e direito a cidade.
Mas é também de dentro que, no humilhado, a humilhação vem atacar. A humilhação assume internamente, como um impulso angustiante, o corpo, o gesto, a imaginação e a voz do humilhado. A humilhação social é fenômeno ao mesmo tempo político e psicológico, caracteriza assiduamente a psicologia do oprimido: desencadeia afetos embriagantes ou paralisadores.
As formas deste