Psicologia Social na Escola, Trabalho e na Comunidade
1 Historicamente como se dava a inserção do psicólogo no contexto escolar?
O psicólogo era um “ajustador” de disturbios de personalidades encontradas nos alunos e nas famílias dos alunos que desta maneira contribuiu para o fracasso escolar, consequente a manutenção social a medida que os problemas sociais eram reduzidos a problemas psiquiatricos.
2 Comente a perspectiva preventivo-curativa da psicologia no ambiente escolar.
É o modo em que o conhecimento da psicologia são utilizados fundamentos para diagnósticar e intervir aos alunos no ambito escolar que apresentão atraso e dificuldades de aprendizagem. Colocando ao psicólogos tecnicas fundamentais e eminentes.
3 Comente a atuação do psicólogo em um perspectiva social crítica.
Caracteria-se as discussões e tabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos profissionais ligados à Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social). Entendendo que o homem é social e historicamente constituído e, concomitantemente, caracteriza-se como produtor de cultura e história, a intervenção do psicólogoo na escola pauta-se na análise das situações educativas em sua complexidade, considerando os vários aspecitos aí envolvidos: históricos, econômicos, políticos, sociais etc.
4 No que consiste o modelo de psicólogo escolar como técnico?
Mais do que contrinuir com a escola na discussão de seus imparsses, legitima a hierarquização do trabalho, assumindo função de controle. Nesse sentido, nega aos demais (professores, aunos, orientadores, pais, diretores, merendeiras etc) a possibilidade de se perceberem como corresponsáveis tanto pela realidade encontrada quanto por um projeto social outro que se queira construir.
5 Como se dá o trabalho do psicólogo escolar para além da função técnica?
A atuação do psicólogo voltado para cidadania, procurando conhecer a realidade escolar como um todo, tendo em mente que as relações de dominação, submissão contrapõe-se as relações de